Hoje, houve uma mudança no cenário dos cuidados com a pele. Nossas rotinas vão além da simples limpeza, hidratação e suavização de linhas finas – e as maiores tendências em cuidados com a pele em 2024 observaram essa mudança significativa.
Dado que se espera que o mercado global de cuidados com a pele gere vendas de mais de US$ 167 bilhões até 2030, esses tratamentos e ingredientes em destaque ainda prosperam na novidade e certamente impactarão nos algoritmos. Mas não só: também possibilitarão que você encontre um creme dos sonhos ou suavize aquela linha de expressão persistente com uma abordagem mais holística.
A seguir, GLAMOUR conversou com especialistas para descobrir as principais tendências de skincare em 2024 que estão prontas para revolucionar o cenário da beleza deste ano.
Exossomas
Pode parecer ficção científica falar em exossomas? Isso ocorre, porque, no caso, é. Os exossomas ainda podem estar engatinhando, mas já são a maior tendência em cuidados com a pele mencionada por nossos especialistas.
Descritos como pequenas bolsas cheias de fluido dentro de uma célula, os exossomas contêm proteínas, lipídios e DNA genômico, sendo comumente derivados de células-tronco de plantas. Quando aplicados na pele (eles não são injetados), os exossomas aumentam a comunicação célula a célula e incentivam células mais antigas a atuarem como “mais jovens”. Tanto que um estudo descobriu que os exossomas são quase 75% mais poderosos do que o retinol, o padrão anterior para melhorar a produção de colágeno e renovação celular.
Após pesquisar o ingrediente por 20 anos, a médica estética Dra. Barbara Sturm é uma das primeiras a adotar os exossomas nos cuidados com a pele e já os incluiu em seu soro facial Exoso-Metic. “Eles mostraram desempenhar papéis cruciais na redução da inflamação durante o envelhecimento e incentivam a regeneração da pele, deixando a tez mais radiante”, diz ela. “À medida que envelhecemos, a concentração de exossomas circulantes diminui – então, substituí-los por cuidados com a pele à base de exossomas é a solução mais eficaz.”
A especialista em laser e pele, Debbie Thomas, também é fã de exossomas, mas sua versão envolve aplicá-los na superfície da pele e depois usar a Nano-Needling (uma versão reduzida de microagulhamento) para conduzi-los às camadas mais profundas por meio de pequenos furos. “Você pode esperar uma pele mais iluminada e suave, mas também é normal ver uma redução na inflamação, como a rosácea ou acne”, diz ela. “A pele fica melhor, retendo a umidade de maneira mais eficaz, tornando-se mais forte e saudável. No geral, como o tratamento está estimulando seus próprios processos naturais, levará de 3 a 6 semanas para começar a ver resultados após a primeira sessão.”
Enquanto isso, a esteticista Chelseé Lewis gosta de combinar um peptídeo com exossomas. “Acetyl Hexapeptide-8 é a rainha dos peptídeos”, explica ela. “Pode ser aplicado topicamente para ajudar a reduzir a aparência de linhas finas e funciona da mesma forma que o Botox para reduzir pequenas contrações musculares sob a pele. Isso, combinado com exossomas, é um divisor de águas para 2024.”
Cuidados corporais inteligentes
98% de nossa pele está localizada abaixo do pescoço, então faz sentido não concentrar todos os nossos esforços de renovação da pele apenas em nossos rostos. “Os cuidados com o corpo estão prestes a assumir o centro do palco, canalizando alguma energia de personagem principal na forma de ativos tradicionalmente reservados para nossos rostos”, diz a dermatologista Dra. Alexis Granite, acrescentando que o mercado global de cuidados com o corpo – avaliado em US$ 26,93 bilhões em 2021 – deve expandir a uma taxa anual de 5,9%.
Portanto, espere ver sua loção corporal intensificar com ingredientes como retinol, ácido hialurônico, AHAs e BHAs. O Necessaire The Body Retinol, com 0,1% de retinol encapsulado puro, foi lançado esta semana com uma promessa: tornar os membros enrugados coisa do passado.
O “neuro-glow“
Uma abordagem mais holística à beleza foi habilmente destilada na embalagem da ‘beleza emocional’. Clare Varga, diretora de beleza da WGSN, uma empresa global de previsão de tendências, prevê que nossa pele será cada vez mais vista como uma manifestação externa de nossos sentimentos internos. “Uma abordagem holística contínua para a saúde da pele começará a abranger a conexão mente-pele muito mais do que nunca, à medida que entramos em uma nova era de beleza emocional”, diz ela. Em um nível prático, isso se traduz em um foco maior em soluções para a pele estressada, e práticas como a psicodermatologia ganharão destaque.
Essa abordagem holística é uma que a agência de pesquisa Mintel também está popularizando ao cunhar o termo “Neuro-Brilho”; a próxima fronteira da beleza onde pele, mente e saúde estão todos interconectados. As sementes para essa tendência foram plantadas em 2023, com marcas de beleza como de Mamiel e Kloris usando paisagens sonoras para criar um estado de calma enquanto você aplicava seus produtos.
Isso faz sentido, observa a Dra. Granite. “Estamos inundados de informações 24 horas por dia, o que contribui para o acúmulo de estresses em camadas múltiplas que podem, em última instância, se manifestar em nossa pele”, diz ela, acrescentando que podemos esperar ver novos ingredientes que ativam os sensores táteis da pele para liberar moléculas “bem-estar”.
*Reportagem originalmente publicada na GLAMOUR UK.
Deixe um comentário